Candiota - RS

   


Candiota faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com relatos orais, alguns gregos originários da ilha de Cândia (hoje ilha de Creta), conhecidos como candiotos, teriam vindo da Argentina no século XVIII. Estes fixaram-se às margens de um arroio, ao qual posteriormente dariam o nome de Candiota, vindo daí a origem do nome da cidade. Em 24 de março de 1992, o município se emancipou de Bagé e Pinheiro Machado.

Em 10 de setembro de 1836, nas terras deste município, aconteceu a Batalha do Seival, travada entre farrapos e tropas do Império. O confronto foi um importante acontecimento da Revolução Farroupilha, pois no dia seguinte à batalha foi proclamada pelo então coronel Antônio de Souza Netto, no campo dos Menezes, a República Rio-Grandense.

O Tenente Emílio Luiz Mallet foi o pineiro na produção de carvão no município de Candiota, no ano de 1828 quando percorria a região com seus soldados. Naquela epóca não poderia imaginar que, ao longo dos anos, a localidade se transformaria no município cuja principal característica econômica é a geração de energia elétrica e a maior ambição atualmente é tornar-se a grande potência energética do Brasil.

Candiota, cujo nome se deve a uma família que era dona das terras desapropriadas com vistas á construção da Usina Termoelétrica Presidente Médici - que teve como primeiros moradores os trabalhadores das obras da Usina Candiota I.

Em 1963, havia o desejo da emancipação, fracassada em função do golpe militar de1964. é um local tranquilo, com um povo trabalhador e que agora, emancipado, vai em busca da realização de seu sonho: impulsionar, cada vez mais, o desenvolvimento sócioeconômico da região, trazendo melhorias para cidade e para o Estado do Rio Grande do Sul. O nome de Candiota deve-ser aos imigrantes de Câdia-Grécia, eram chamados de candiotos, ao se fixarem na região originaram o nome do município.

Gentílico: candiotense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Candiota, pela lei municipal nº 844, de 15-081978, subordinado ao município de Pinheiro Machado.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito permanece no município de Pinheiro Machado.

Elevado à categoria de município com a denominação de Candiota, pela lei estadual nº 9574, de 20-03-1992, desmembrado de Bagé e Pinheiro Machado. Sede no antigo distrito de Candiota. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Pela lei municipal nº 144, de 30-06-1994, são criados os distritos de Industrial, Passo Real de Candiota, Baú e Seival e anexados ao município de Candiota.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: Candiota, Baú, Passo Real de Candiota e Seival.

Pela lei ..., de ... é criado o distrito de Jaguarão Grande e anexado ao município de Candiota.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 5 distritos: Candiota, Baú, Passo Real de Candiota, Jaguarão Grande e Seival.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE


Join




Comments

Leave a comment

*Log in and leave your comment.